sábado, 15 de junho de 2013

Para o Músico , a Liturgia !!!

O que a Liturgia de hoje oferece em especial para nós, músicos ?



 17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo. (2Cor 5,17)


http://liturgia.cancaonova.com/



Tudo Novo-Flavinho

(E o baixo ronca bonito. Vai , Aurus !!!)

Abrindo as Mãos

  • Denis Nascimento Eu acho que precisamos olhar dentro de nós e nos conhecer para vislumbrar o exterior...

  • Denis Nascimento É necessário abrir as mãos e deixar cair o que não nos pertence, ou seja, aquilo que Deus não escolheu para nós, para assim de mãos vazias receber o presente de Deus...






  • Douglas Henrique Alegrai-vos! Acho que devemos nos abrir para aquilo que Deus preparou....ser como Paulo e embora o mundo nos condene, devemos anunciar a palavra e não permitir que a timidez nos atrapalhe.....Isaías 43! Leia e permita que a palavra penetre em teu coração ......

sexta-feira, 14 de junho de 2013

CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS ARTISTAS (Parte 6/16)

A todos aqueles que apaixonadamente
procuram novas « epifanias » da beleza
para oferecê-las ao mundo
como criação artística.

« Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa » (Gn 1,31).

Entre Evangelho e arte, uma aliança profunda
6. Com efeito, toda a intuição artística autêntica ultrapassa o que os sentidos captam e, penetrando na realidade, esforça-se por interpretar o seu mistério escondido. Ela brota das profundidades da alma humana, lá onde a aspiração de dar um sentido à própria vida se une com a percepção fugaz da beleza e da unidade misteriosa das coisas. Uma experiência partilhada por todos os artistas é a da distância incolmável que existe entre a obra das suas mãos, mesmo quando bem sucedida, e a perfeição fulgurante da beleza vislumbrada no ardor do momento criativo: tudo o que conseguem exprimir naquilo que pintam, modelam, criam, não passa de um pálido reflexo daquele esplendor que brilhou por instantes diante dos olhos do seu espírito.
O crente não se maravilha disto: sabe que se debruçou por um instante sobre aquele abismo de luz que tem a sua fonte originária em Deus. Há porventura motivo para admiração, se o espírito fica de tal modo inebriado que não sabe exprimir-se senão por balbuciações? Ninguém mais do que o verdadeiro artista está pronto a reconhecer a sua limitação e fazer suas as palavras do apóstolo Paulo, segundo o qual Deus « não habita em santuários construídos pela mão do homem », pelo que « não devemos pensar que a Divindade seja semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e engenho do homem » (Act 17,24.29). Se já a realidade íntima das coisas se situa « para além » das capacidades de compreensão humana, quanto mais Deus nas profundezas do seu mistério insondável!
Já de natureza diversa é o conhecimento de fé: este supõe um encontro pessoal com Deus em Jesus Cristo. Mas também este conhecimento pode tirar proveito da intuição artística. Modelo eloquente duma contemplação estética que se sublima na fé são, por exemplo, as obras do Beato Fra Angélico. A este respeito, é igualmente significativa a lauda extasiada, que S. Francisco de Assis repete duas vezes na chartula, redigida depois de ter recebido os estigmas de Cristo no monte Alverne: « Vós sois beleza... Vós sois beleza! ».[8] S. Boaventura comenta: « Contemplava nas coisas belas o Belíssimo e, seguindo o rasto impresso nas criaturas, buscava por todo o lado o Dilecto ».[9]
Uma perspectiva semelhante aparece na espiritualidade oriental, quando Cristo é designado como « o Belíssimo de maior beleza que todos os mortais ».[10] Assim comenta Macário, o Grande, a beleza transfigurante e libertadora que irradia do Ressuscitado: « A alma que foi plenamente iluminada pela beleza inexprimível da glória luminosa do rosto de Cristo, fica cheia do Espírito Santo (...) é toda olhos, toda luz, toda rosto ».[11]
Toda a forma autêntica de arte é, a seu modo, um caminho de acesso à realidade mais profunda do homem e do mundo. E, como tal, constitui um meio muito válido de aproximação ao horizonte da fé, onde a existência humana encontra a sua plena interpretação. Por isso é que a plenitude evangélica da verdade não podia deixar de suscitar, logo desde os primórdios, o interesse dos artistas, sensíveis por natureza a todas as manifestações da beleza íntima da realidade.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dia de Santo Antônio !!


           Hino de Santo Antônio
















Não consegui deixar de mencionar este outro, na voz de Maria Bethânia.


Coração Adorador !!


Amados irmãos, paz e música! "Coração...
Denis Nascimento 11 de Junho de 2013 11:39
Amados irmãos, paz e música! "Coração adorador" é o tema da mais recente  formação postado no blog estadual.
Segue o link: http://minas.musicaeartesrcc.com/

Coração Aberto e Disposto

Deus precisa de um coração aberto e disposto a servir! Ainda que tenhamos os melhores instrumentos de nada servirá, pois o mais belo som é o que o Espirito Santo de Deus canta em nós! "Tocar e cantar para Deus é fácil, difícil e nos permitir que DEUS toque e cante em nós" É o que o Tom de Deus deve procurar fazer a cada segundo, esquecer aparências e preocupar com a essência! O verdadeiro sentido que nos move e nos leva a adorar : JESUS!
Deus precisa de um coração aberto e disposto a servir! Ainda que tenhamos os melhores instrumentos de nada servirá, pois o mais belo som é o que o Espirito Santo de Deus canta em nos! "Tocar e cantar para Deus é facil, dificil e nos permitir que DEUS toque e cante em nos" É o que nos Tom de Deus devemos procurar fazer a cada segundo, esquecer aparencias e preocupar com a essencia! O verdadeiro sentido que nos move e nos leva a adorar, que é JESUS!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Muito Obrigado !!!

1006 visualizações de página , neste momento!!!

"Tudo é Dom de Deus. É preciso saber dizer MUITO OBRIGADO !!!".

Tudo é Dom de Deus !!!

Daqui a 43 visitas, a página do Ministério de Música Tom de Deus alcança os 1000 acessos.

Obrigado por apoiar o Ministério com orações, confiando no nosso Serviço de Evangelização através da Música.

Que a nossa Música possa ser como Maria : apontar, ajudar o povo a (re)encontrar-se com Deus.

"Tudo é Dom de Deus. É preciso saber dizer  "muito obrigado"."

#Feliz Dia dos Namorados#

Amemos com o amor de Cristo
Padre Silvio Cesar

Só nos tornaremos santos se nos deixarmos ser provocados pela Palavra de Jesus. Precisamos falar do Reino de Deus e vivenciá-lo em nossas vidas. Jesus quer ser o nosso amigo, e quanto tempo você tem reservado para estar com seu amigo?

Se Cristo não o encantar, a experiência não acontece em você. Como diz Antoine de Saint-Exupéry: “Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante”.

Sabemos que Deus é amor. São João diz que essa é uma verdade e precisamos vivê-la em todas as áreas de nossas vidas, pois Ele está no meio de nós, Ele quis fazer a experiência junto de nós, para olhar o mundo da terra para céu, por isso precisamos traduzir em nossas vidas a manifestação desse amor.

O contexto histórico de São João, ao escrever essa carta, é de perseguição. Nós cristãos devemos ter atitudes de céu, e essa revolução precisa acontecer em mim, mesmo diante das perseguições à dignidade humana. A sintonia do amor de Deus está em dúvida no meio da sociedade, ou seja, as pessoas estão descrentes, sem esperança.

Temos, por vezes, medo de falar do amor de Deus em nossas famílias para uma sociedade que está caindo na descrença. Precisamos ser sinais da radicalidade do amor e sermos portadores dele. Foi isso que o Senhor fez com os Seus apóstolos, cuidou deles com carinho e, a partir daí, disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho”. Ele planta em nós este desafio. Precisamos viver o amor maior diante dos fatos em que a vida não nos leva para frente.

Nós, batizados, sabemos que é por meio dele que o amor de Deus se manifesta. Queremos traduzir o amor, mas nós temos a missão de cumprir os mandamentos. E o que são os mandamentos? Não é meramente o cumprimento de leis, mas, antes de tudo, a libertação do pecado. Só assim teremos um coração puro. Devemos buscar a coragem de olharmos para nós mesmos e nos vermos. Quantas vezes, nas diversas situações da vida, como devemos buscar o amor e o perdão? Colocando em prática aquilo que temos ouvido. Precisamos entender o amor e vislumbrá-lo no céu.

O amor que acontece entre as pessoas é aquele que dói, que é de doação, que é de cruz; não se trata de um amor derrotado, mas que, mesmo no sofrimento, não se deixa ser incomodado pela falsidade, apenas pelo verdadeiro amor de Deus. Tenhamos um coração livre, sem ressentimento nem raiva.
#Feliz dia dos Namorados#

CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS ARTISTAS (Parte 5/16)

A todos aqueles que apaixonadamente
procuram novas « epifanias » da beleza
para oferecê-las ao mundo
como criação artística.
« Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa » (Gn 1,31).

A arte face ao mistério do Verbo encarnado
5. A Lei do Antigo Testamento contém uma proibição explícita de representar Deus invisível e inexprimível através duma « estátua esculpida ou fundida » (Dt 27,15), porque Ele transcende qualquer representação material: « Eu sou Aquele que sou » (Ex 3,14). No mistério da Encarnação, porém, o Filho de Deus tornou-Se visível em carne e osso: « Ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher » (Gl 4,4). Deus fez-Se homem em Jesus Cristo, que Se tornou assim « o centro de referência para se poder compreender o enigma da existência humana, do mundo criado, e mesmo de Deus ».[6]
Esta manifestação fundamental do « Deus-Mistério » apresenta-se como estímulo e desafio para os cristãos, inclusive no plano da criação artística. E gerou-se um florescimento de beleza, cuja linfa proveio precisamente daqui, do mistério da Encarnação. De facto, quando Se fez homem, o Filho de Deus introduziu na história da humanidade toda a riqueza evangélica da verdade e do bem e, através dela, pôs a descoberto também uma nova dimensão da beleza: a mensagem evangélica está completamente cheia dela.
A Sagrada Escritura tornou-se, assim, uma espécie de « dicionário imenso » (P. Claudel) e de « atlas iconográfico » (M. Chagall), onde foram beber a cultura e a arte cristã. O próprio Antigo Testamento, interpretado à luz do Novo, revelou mananciais inexauríveis de inspiração. Desde as narrações da criação, do pecado, do dilúvio, do ciclo dos Patriarcas, dos acontecimentos do êxodo, passando por tantos outros episódios e personagens da História da Salvação, o texto bíblico atiçou a imaginação de pintores, poetas, músicos, autores de teatro e de cinema. Uma figura como a de Job, só para dar um exemplo, com a problemática pungente e sempre actual da dor, continua a suscitar conjuntamente interesse filosófico, literário e artístico. E que dizer então do Novo Testamento? Desde o Nascimento ao Gólgota, da Transfiguração à Ressurreição, dos milagres aos ensinamentos de Cristo, até chegar aos acontecimentos narrados nos Actos dos Apóstolos ou previstos no Apocalipse em chave escatológica, inúmeras vezes a palavra bíblica se fez imagem, música, poesia, evocando com a linguagem da arte o mistério do « Verbo feito carne ».
Tudo isto constitui, na história da cultura, um amplo capítulo de fé e de beleza. Dele tiraram proveito sobretudo os crentes para a sua experiência de oração e de vida. Para muitos deles, em tempos de escassa alfabetização, as expressões figurativas da Bíblia constituíram mesmo um meio concreto de catequização.[7] Mas para todos, crentes ou não, as realizações artísticas inspiradas na Sagrada Escritura permanecem um reflexo do mistério insondável que abraça e habita o mundo.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Efésios 3



Ef 3

Três pontos me chamaram a atenção e não me apareceram dúvidas da compreensão da Palavra. Vamos lá:

8 A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo, 

Com. :É aquela velha história de que Deus escolhe quem quer. Ele é quem escolhe. Na minha insignificância e na minha baixa-estima Ele me capacita e me põe a serviço (quando me disponho). Anunciar o Evangelho de Cristo pela música é uma graça de Deus , e ai de mim se eu não devolver o que Ele me deu de Graça.
10. Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina,
11. de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Com. :A importância de estar em sintonia com a Igreja. Fora dela as dominações e potestades não podem conhecer a infinita diversidade da sabedoria divina.

20. Àquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos,

21. a ele seja dada glória na Igreja, e em Cristo Jesus, por todas as gerações de eternidade. Amém.

Com.: Eu não sei pedir. Eu não entendo. Mas a oração pelo Ministério quando colocada sob a orientação do Espírito Santo, é acolhida com infinitude por Deus que "faz o que Ele quer, para o nosso bem".

O contexto do Cap. está em

http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/efesios/3/#.UbW9FOdRP9k

CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS ARTISTAS (Parte 4/16)

A todos aqueles que apaixonadamente
procuram novas « epifanias » da beleza
para oferecê-las ao mundo
como criação artística.

« Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa » (Gn 1,31).

 O artista e o bem comum
4. De facto, a sociedade tem necessidade de artistas, da mesma forma que precisa de cientistas, técnicos, trabalhadores, especialistas, testemunhas da fé, professores, pais e mães, que garantam o crescimento da pessoa e o progresso da comunidade, através daquela forma sublime de arte que é a « arte de educar ». No vasto panorama cultural de cada nação, os artistas têm o seu lugar específico. Precisamente enquanto obedecem ao seu gênio artístico na realização de obras verdadeiramente válidas e belas, não só enriquecem o patrimônio cultural da nação e da humanidade inteira, mas prestam também um serviço social qualificado ao bem comum.
A vocação diferente de cada artista, ao mesmo tempo que determina o âmbito do seu serviço, indica também as tarefas que deve assumir, o trabalho duro a que tem de sujeitar-se, a responsabilidade que deve enfrentar. Um artista, consciente de tudo isto, sabe também que deve actuar sem deixar-se dominar pela busca duma glória efémera ou pela ânsia de uma popularidade fácil, e menos ainda pelo cálculo do possível ganho pessoal. Há, portanto, uma ética ou melhor uma « espiritualidade » do serviço artístico, que a seu modo contribui para a vida e o renascimento do povo. A isto mesmo parece querer aludir Cyprian Norwid, quando afirma: « A beleza é para dar entusiasmo ao trabalho, o trabalho para ressurgir ».

domingo, 9 de junho de 2013

Talvez ... (por Douglas Henrique)

Talvez
Talvez pudesse ser  diferente, talvez as coisas pudessem  ser  mais fáceis, talvez eu pudesse  estar agora  mais feliz, talvez se parássemos  e voltássemos  ao inicio poderíamos  consertar alguns pontos, talvez o nosso futuro possa ser melhor ou pior dependendo apenas de nossas escolhas....Talvez temos uma vida de brigas e desentendimentos, talvez! Talvez o que DEUS sonhou pra nós seja  diferente daquilo que queremos viver. Talvez... Talvez eu esteja colocando o meu EU no lugar do outro e querendo ser compreendido sem compreender. 
Talvez! Quantos “talvez” há em nossas vidas! Nos limitamos algumas vezes a pequenez de nosso sentimento e esquecemos a imensidão daquilo que o Senhor sonhou para nos! Talvez, talvez....talvez! Chega! Vamos viver certezas! Quantas vezes nosso egoísmo destrói o direito de liberdade e alegria do outro? Quantas vezes nos privamos de ser felizes e libertos e somos prisioneiros de nosso interior! A pior prisão que há é a que está dentro de nos! Pois nosso medo de dizer a palavra certa, o medo da incompreensão, o medo do que os outros vão pensar, enfim, o medo! Mas perai! É justo sermos prisioneiros e nos limitarmos às maneiras de nos expressarmos apenas porque o outro poderá dizer ou pensar algo? Não! A vida que sonhamos , que queremos alcançar, é somente entre NÓS e DEUS! 
Talvez? Acho que o talvez não cabe no vocabulário daquele que sabe quem é, onde quer chegar e com quem está ,porque com ele  está Deus!!! Acho que o medo não pertence à aquele que entregou a Deus os seus caminhos, pois ainda que estejamos no vale das sombras e da morte nada devemos temer, pois ali Ele esta a nos guiar e proteger! Se o próprio Senhor tem misericórdia de nós, porque agimos de forma contraria com quem precisa? Porque nos achamos tão certos e nos queixamos dos erros dos outros? Pare! Analise a situação! Recomece! Nunca é tarde!
 O amor nos faz vencedores, pela carne não suportamos as dificuldades, mas pelo amor, pelo Espírito Santo podemos suportar e vencer todas as barreiras existentes e declararmos a vitória! Por amor! Somente por amor somos capazes de a cada dia apagar as dificuldades de outrora e vivermos uma nova experiência concedida por Deus, a vida!
 O segredo da vitória conjugal está em encontrar no outro motivos para comemorar, desabafar ,chorar, seja de alegria ou dor, poder sentir o calor de um abraço renovador, onde os medos se transformam em coragem de continuar, as dúvidas em certezas, a fraqueza se torne uma força tripla! Pois nos unindo em cumplicidade o Espírito Santo vem ao nosso encontro somar forças e nos levar para além de onde nossa imaginação já chegou um dia, quer ser feliz? 
 Ame !!! Não talvez ame, ame sem limites... exclua tudo aquilo que nos impede de prosseguirmos! Ta difícil? Recomece! Caiu novamente? Não desista, pois se cairmos 7 vezes, 70 vezes Deus estará conosco para nos fazer vencedores e nos levar sempre para frente! Não olhe para trás, saia do lugar que limita tua visão, suba para o monte, pois lá terá a visão de tudo aquilo que Deus tem para nos, lá estaremos ao lado dEle, não permita que as coisas e pessoas te impeçam de subir, não deixe a fraqueza desanimar tua caminhada nem desista de subir. Suba! Vá adiante! Pois maior que os nossos problemas é aquEle que nos colocou em ponto de batalha, pois Ele sabe da  nossa capacidade de vencer!

Bom dia! Deus todos os dias nos da uma nova... Quer ser feliz? Apenas decida o que te faz feliz....               

  Douglas Henrique de Oliveira 20/03/2013
D

Aprofundamento do MMA (Continua Hoje , a partir das 8h)

Aprofundamento do Ministério de Música e Artes - Setor Lavras e Ijaci
08 e 09/06/2013 - Cidade de Lavras
1º Dia


Oração do Músico de Ministério


Ensina-me Tua música, Senhor
Que a minha arte seja para Ti
De graça dou devolvo a Ti o que de Ti eu recebi
E tudo pra agradar teu Coração
Lapida a vontade de amar
Constância no Senhor quero viver
Crescer na fé e no amor e só assim autenticar
Que a arte verdadeira é saber dar

O lugar mais alto que eu quero estar
É aprender a grande arte que é amar
É aos pés da cruz e unir a luz do palco à luz do altar