sábado, 29 de junho de 2013

Regra Básica !!!

Regra básica de sobrevivência....


Para o Músico, a Liturgia !!!

O que a Liturgia de hoje oferece em especial para nós, músicos ?

(Gn 18,10.13-15)

10 E um deles disse: “Voltarei, sem fal­ta, no ano que vem, por este tempo,
e Sara, tua mulher, já terá um filho”. Ouvindo isto, Sara pôs-se a rir,
da entrada da tenda, que estava atrás dele. 
13 E o Senhor disse a Abraão:
“Por que riu Sara, dizendo consigo mesma:
‘Acaso ainda terei um filho, sendo tão velha?’

14 Existe alguma coisa impossível para o Senhor?

No ano que vem, voltarei por este tempo, e Sara já terá um filho”.
15 Sara protestou, dizendo: “Eu não ri”, pois estava com medo.
Mas ele insistiu: “Sim, tu riste”.

http://liturgia.cancaonova.com/

http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php



"A Palavra de Deus não regressa sem deixar frutos".

CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS ARTISTAS (Parte 14/16)

A todos aqueles que apaixonadamente
procuram novas « epifanias » da beleza
para oferecê-las ao mundo
como criação artística.

« Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa » (Gn 1,31).


Apelo aos artistas
14. Com esta Carta dirijo-me a vós, artistas do mundo inteiro, para vos confirmar a minha estima e contribuir para o restabelecimento duma cooperação mais profícua entre a arte e a Igreja. Convido-vos a descobrir a profundeza da dimensão espiritual e religiosa que sempre caracterizou a arte nas suas formas expressivas mais nobres. Nesta perspectiva, faço-vos um apelo a vós, artistas da palavra escrita e oral, do teatro e da música, das artes plásticas e das mais modernas tecnologias de comunicação. Este apelo dirijo-o de modo especial a vós, artistas cristãos: a cada um queria recordar que a aliança que sempre vigorou entre Evangelho e arte, independentemente das exigências funcionais, implica o convite a penetrar, pela intuição criativa, no mistério de Deus encarnado e contemporaneamente no mistério do homem.
Cada ser humano é, de certo modo, um desconhecido para si mesmo. Jesus Cristo não Se limita a manifestar Deus, mas « revela o homem a si mesmo ».[23] Em Cristo, Deus reconciliou consigo o mundo. Todos os crentes são chamados a dar testemunho disto; mas compete a vós, homens e mulheres que dedicastes a vossa vida à arte, afirmar com a riqueza da vossa genialidade que, em Cristo, o mundo está redimido: está redimido o homem, está redimido o corpo humano, está redimida a criação inteira, da qual S. Paulo escreveu que « aguarda ansiosa a revelação dos filhos de Deus » (Rm 8,19). Aguarda a revelação dos filhos de Deus, também através da arte e na arte. Esta é a vossa tarefa. Em contacto com as obras de arte, a humanidade de todos os tempos — também a de hoje — espera ser iluminada acerca do próprio caminho e destino.

Leia a íntegra em http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/letters/documents/hf_jp-ii_let_23041999_artists_po.html

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Para o Músico, a Liturgia !!

O que a Liturgia de hoje oferece em especial para nós, músicos ?

(Mt 8,2-3)


 Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo:

 “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”.

 Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
 “Eu quero, fica limpo”. 
No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.


Se queres- Amor e Adoração


http://liturgia.cancaonova.com/

http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php

CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS ARTISTAS (Parte 13/16)

A todos aqueles que apaixonadamente
procuram novas « epifanias » da beleza
para oferecê-las ao mundo
como criação artística.
« Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa » (Gn 1,31).

A arte precisa da Igreja?
13. Portanto, a Igreja tem necessidade da arte. Pode-se dizer também que a arte precisa da Igreja? A pergunta pode parecer provocatória. Mas, se for compreendida no seu recto sentido, obedece a uma motivação legítima e profunda. Na realidade, o artista vive sempre à procura do sentido mais íntimo das coisas; toda a sua preocupação é conseguir exprimir o mundo do inefável. Como não ver então a grande fonte de inspiração que pode ser, para ele, esta espécie de pátria da alma que é a religião? Não é porventura no âmbito religioso que se colocam as questões pessoais mais importantes e se procuram as respostas existenciais definitivas?
De facto, o tema religioso é dos mais tratados pelos artistas de cada época. A Igreja tem feito sempre apelo às suas capacidades criativas, para interpretar a mensagem evangélica e a sua aplicação à vida concreta da comunidade cristã. Esta colaboração tem sido fonte de mútuo enriquecimento espiritual. Em última instância, dela tirou vantagem a compreensão do homem, da sua imagem autêntica, da sua verdade. Sobressaiu também o laço peculiar que existe entre a arte e a revelação cristã. Isto não quer dizer que o gênio humano não tenha encontrado estímulos também noutros contextos religiosos; basta recordar a arte antiga, sobretudo grega e romana, e a arte ainda florescente das vetustas civilizações do Oriente. A verdade é que o cristianismo, em virtude do dogma central da encarnação do Verbo de Deus, oferece ao artista um horizonte particularmente rico de motivos de inspiração. Que grande empobrecimento seria para a arte o abandono desse manancial inexaurível que é o Evangelho!

A Virtude do Despojamento !!! (Parte 2/2)


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Para o Músico, a Liturgia !!

O que a Liturgia de hoje oferece em especial para nós, músicos ?

(Mt 7,15-16)


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 
15  “Cuidado com os falsos profetas: 
Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, 
mas por dentro são lobos ferozes.

 16 Vós os conhecereis pelos seus frutos. 

http://liturgia.cancaonova.com/

http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php



"A Palavra de Deus não regressa sem deixar frutos".

CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS ARTISTAS (Parte 12/16)

A todos aqueles que apaixonadamente
procuram novas « epifanias » da beleza
para oferecê-las ao mundo
como criação artística.

« Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa » (Gn 1,31).

A Igreja precisa da arte
12. Para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte. De facto, deve tornar perceptível e até o mais fascinante possível o mundo do espírito, do invisível, de Deus. Por isso, tem de transpor para fórmulas significativas aquilo que, em si mesmo, é inefável. Ora, a arte possui uma capacidade muito própria de captar os diversos aspectos da mensagem, traduzindo-os em cores, formas, sons que estimulam a intuição de quem os vê e ouve. E isto, sem privar a própria mensagem do seu valor transcendente e do seu halo de mistério.
A Igreja precisa particularmente de quem saiba realizar tudo isto no plano literário e figurativo, trabalhando com as infinitas possibilidades das imagens e suas valências simbólicas. O próprio Cristo utilizou amplamente as imagens na sua pregação, em plena coerência, aliás, com a opção que, pela Encarnação, fizera d'Ele mesmo o ícone do Deus invisível.
A Igreja tem igualmente necessidade dos músicos. Quantas composições sacras foram elaboradas, ao longo dos séculos, por pessoas profundamente imbuídas pelo sentido do mistério! Crentes sem número alimentaram a sua fé com as melodias nascidas do coração de outros crentes, que se tornaram parte da Liturgia ou pelo menos uma ajuda muito válida para a sua decorosa realização. No cântico, a fé é sentida como uma exuberância de alegria, de amor, de segura esperança da intervenção salvífica de Deus.
A Igreja precisa de arquitectos, porque tem necessidade de espaços onde congregar o povo cristão e celebrar os mistérios da salvação. Depois das terríveis destruições da última guerra mundial e com o crescimento das cidades, uma nova geração de arquitectos se amalgamou com as exigências do culto cristão, confirmando a capacidade de inspiração que possui o tema religioso relativamente também aos critérios arquitectónicos do nosso tempo. De facto, não raro se construíram templos, que são simultaneamente lugares de oração e autênticas obras de arte.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Idas e Vindas !!


Ir e vir... 
Esta é a nossa vida... 
Estamos sempre indo a algum lugar... 


Que saibamos escolher o "melhor"  caminho, e não o mais "fácil"...
A caminho de Lavras...






#O vídeo é por conta do Blog, ok?
#Vem, Carlinho !!!

















#O vídeo é por conta do Blog , ok ?
Ir e vir... Esta é a nossa vida... Estamos sempre indo a algum lugar... Que saibamos escolher o "melhor" caminho, e não o mais "fácil"... 
A caminho de Lavras...


· 

CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS ARTISTAS (Parte 11/16)

A todos aqueles que apaixonadamente
procuram novas « epifanias » da beleza
para oferecê-las ao mundo
como criação artística.

« Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa » (Gn 1,31).

No espírito do Concílio Vaticano II
11. O Concílio Vaticano II lançou as bases para uma renovada relação entre a Igreja e a cultura, com reflexos imediatos no mundo da arte. Tal relação é proposta na base da amizade, da abertura e do diálogo. Na Constituição pastoral Gaudium et spes, os Padres Conciliares sublinharam a « grande importância » da literatura e das artes na vida do homem: « Elas procuram dar expressão à natureza do homem, aos seus problemas e à experiência das suas tentativas para conhecer-se e aperfeiçoar-se a si mesmo e ao mundo; e tentam identificar a sua situação na história e no universo, dar a conhecer as suas misérias e alegrias, necessidades e energias, e desvendar um futuro melhor ».[18]
Baseados nisto, os Padres, no final do Concílio, dirigiram aos artistas uma saudação e um apelo, nestes termos: « O mundo em que vivemos tem necessidade de beleza para não cair no desespero. A beleza, como a verdade, é a que traz alegria ao coração dos homens, é este fruto precioso que resiste ao passar do tempo, que une as gerações e as faz comungar na admiração ».[19] Neste mesmo espírito de profunda estima pela beleza, a Constituição sobre a sagrada liturgiaSacrosanctum Concilium lembrou a histórica amizade da Igreja pela arte e, falando mais especificamente da arte sacra, « vértice » da arte religiosa, não hesitou em considerar como « nobre ministério » a actividade dos artistas, quando as suas obras são capazes de reflectir de algum modo a beleza infinita de Deus e orientar para Ele a mente dos homens.[20] Também através do seu contributo, « o conhecimento de Deus é mais perfeitamente manifestado e a pregação evangélica torna-se mais compreensível ao espírito dos homens ».[21] À luz disto, não surpreende a afirmação do Padre Marie-Dominique Chenu, segundo o qual o historiador da Teologia deixaria a sua obra incompleta, se não dedicasse a devida atenção às realizações artísticas, quer literárias quer plásticas, que a seu modo constituem « não só ilustrações estéticas, mas verdadeiros “lugares” teológicos ».[22]

Eu seguirei ...


Bom dia povo amado de Deus!!!!

“Louvado seja Senhor, porque nos mostras que, todo e qualquer momento, toda e qualquer situação é favorável ao amadurecimento da tua graça. Louvado seja porque estás conosco, tanto nas situações e nos tempos de alegria, como nas situações e tempos de sofrimento.
Ensina-nos a proclamar sempre a tua misericórdia para com todos. Ajuda-nos a viver de tal modo que jamais demos escândalo a quem quer que seja, para que não criemos obstáculos à eficácia do teu amor e da tua palavra. Que tudo quanto dermos sejam frutos e expressões da nossa pobreza solidária e da tua graça providente e generosa”. Amém

Boa segunda-feira a todos vocês amados e amados de Deus!!!!!



domingo, 23 de junho de 2013

Músicos em Ordem de Batalha !!




LIVRO MÚSICOS EM ORDEM DE BATALHA
Monsenhor Jonas Abib

Músicos em Ordem de Batalha foi escrito por Mons. Jonas Abib para resgatar o músico perdido em seus dotes artísticos e ter fôlego para que prossiga em sua missão. A obra, que a Canção Nova apresenta em edição revisada e atualizada, parte do princípio de que toda tropa de combate possui uma linha de frente formada por guerreiros prontos para a batalha. Os músicos fazem parte desse pelotão, cuja missão é salvar almas com seu instrumento e sua voz.

Artistas favorecidos por Deus pela grande capacidade de amar, os músicos devem, antes de tudo, permitir a unção do Espírito Santo e buscar ser santos, para que assim possam apaziguar a sensibilidade e proporcionar harmonia onde quer que estejam.

Oração do Músico de Ministério


Ensina-me Tua música, Senhor
Que a minha arte seja para Ti
De graça dou devolvo a Ti o que de Ti eu recebi
E tudo pra agradar teu Coração
Lapida a vontade de amar
Constância no Senhor quero viver
Crescer na fé e no amor e só assim autenticar
Que a arte verdadeira é saber dar

O lugar mais alto que eu quero estar
É aprender a grande arte que é amar
É aos pés da cruz e unir a luz do palco à luz do altar