terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Carta aos artistas -J.Cassimiro (Dez/13)


Por: Juninho Cassimiro 

Nesse dia , 
José e Maria procuram
um lugar para Jesus nascer 
(Carta aos artistas - dezembro de 2013)

Nesse dia , José e Maria procuram um lugar para Jesus nascer. Os orgulhosos e vaidosos 
estarão com a hospedaria cheia, mas os que se fizerem pequenos, oferecerão um humilde 
presépio interior para que Jesus nasça e nos dê Vida e Esperança. O Amor incansável 
nunca deixa de nos mirar, nos olhar, nos querer, nos cercar, nos rodear; não desiste de nós.
Mesmo com nossos pecados e misérias, Ele escolheu nossa casa” Juninho Cassimiro.

E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o 
num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.” Lc 2, 7

Durante todo o ano de 2013 vivemos momentos intensos de oração no dia 22 de 
cada mês. Maria sempre foi, pra nós, a condutora de cada reflexão e inspiração para 
as nossas orações. Neste ultimo mês do ano, nesta última mobilização de 2013, 
Maria nos convida à conversão e a simplicidade.
Maria e Jose procuravam um lugar para que Jesus pudesse nascer. Nota-se, no
Evangelho citado acima, que não havia lugar para eles na hospedaria. O Amor
precisava nascer, mas não encontrava lugar, não havia mais espaço para o amor 
nascer. A hospedaria cheia mostra exatamente nossa vida ocupada e agitada nesses
tempos. Preocupações que nos ocupam tanto a mente que enchem o nosso interior 
daquilo que não é Deus. Até mesmo nossas atividades religiosas, se não forem 
fruto de um chamado, serão sempre ocupações desnecessárias, tornando nossa 
hospedaria cheia.. Assumir isto é uma ação de humildade, assim como assumir que
precisamos urgentemente dar o devido espaço e morada para que Jesus possa nascer.


Vejamos o que nos escreve Raniero Cantalamessa:

Deus é humildade porque é amor. Diante das criaturas humanas, Deus se 
encontra desprovido de qualquer capacidade não só coercitiva, mas também 
defensiva. Se os seres humanos escolhem, como fizeram recusar o seu amor, ele 
não pode intervir com autoridade para impor-se. Não pode fazer outra coisa 
além de respeitar a livre escolha dos homens. É possível rejeitá-lo, excluí-lo: 
ele não se defenderá, deixará fazer. Ou melhor, a sua maneira de defender-se
e de defender os homens contra o seu próprio aniquilamento, será aquela de
amar ainda e sempre, eternamente. O amor cria por sua própria natureza 
dependência e a dependência a humildade. 
Assim é também, misteriosamente, em Deus.

Jesus nasceu numa manjedoura, em lugar sujo e que não cheirava bem. Não sei vocês, 
mas, logo me lembro de mim, do meu interior, quando penso no presépio. 
Tenho pedido a Maria, constantemente, que me ensine a olhar minhas fraquezas,
para assim, poder vencê-las com a Graça de Deus. Meu orgulho torna meu interior
ocupado, minha humildade mostra a minha miséria e permite que Jesus entre.

Quanto mais admito minha miséria, mais reconheço que preciso que Ele entre 
em minha manjedoura e me traga a alegria de ser salvo.” (Rafaela Silva). 
O menino Deus, em seu nascimento, nos ensina que, quanto mais pobre for nosso 
interior, mais Ele nos escolherá para nascer e tornar o presépio de nossa alma um altar,
onde Ele se deleita e transforma tudo. Num diálogo de São Jerônimo com o 
menino Jesus, na gruta de Belém, no dia de Natal, Jerônimo tentava oferecer muitas 
coisas a Jesus, como um presente de Natal. Mas Jesus não os aceitava, até que o
menino Deus lhe fez um pedido:

“Dá-me de presente os teus pecados, eu te os peço para os cancelar”

José e Maria procuram um lugar para Jesus nascer.
Os orgulhosos e vaidosos estarão com a hospedaria cheia. Os que se fizerem pequenos,
oferecerão um humilde presépio interior para que Jesus nasça e nos dê 
Vida e Esperança. Escrevo uma frase de Abner Santos, cantor católico, que penso ser
própria para a conclusão dessa carta: 

“Minha casa é de telhado furado, de porta caída
e de parede quebrada, mas continua sendo endereço de Deus”. 

O Amor incansável nunca deixa de nos mirar, nos olhar, nos querer, nos cercar,
nos rodear; não desiste de nós. 
Mesmo com nossos pecados e misérias, Ele escolheu nossa casa.

Faça alguns momentos de silêncio, escuta e esvaziamento. Esvazie-se,
humilha-te e deixe José e Maria bater a sua porta e, quando de fato Jesus nascer
na sua manjedoura, tudo se transformará. Uma estrela poderá até indicar que algo novo
se fez, a boa nova chegou, e seu coração será O ALTAR DA ADORAÇÃO
E de dentro de você surgirá uma canção cantada também pelos anjos:
GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS 
E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADO
Assim, poderão dizer pra você: UM FELIZ NATAL!

É o que desejo a todos vocês, artistas de Deus.
Sejamos Santos nesse natal. Que seja lindo, que seja fecundo!
Amo a cada um de vocês!

Boas festas, meus amados!
Um grande abraço desse pobre pecador:







Coordenador Nacional do Ministério de Música e Artes RCCBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos um Ministério cuja Missão é Evangelizar através da Música.
A você que nos visita, nosso muito obrigado !!!
Nos estimula a fazer melhor e mais para Deus !

O seu comentário é sempre bem-vindo.



Paz e Música !

Ministério Tom de Deus

Oração do Músico de Ministério


Ensina-me Tua música, Senhor
Que a minha arte seja para Ti
De graça dou devolvo a Ti o que de Ti eu recebi
E tudo pra agradar teu Coração
Lapida a vontade de amar
Constância no Senhor quero viver
Crescer na fé e no amor e só assim autenticar
Que a arte verdadeira é saber dar

O lugar mais alto que eu quero estar
É aprender a grande arte que é amar
É aos pés da cruz e unir a luz do palco à luz do altar