Padre Antônio Marcos Damázio,scj
Diretor Espiritual
do Ministério
Bom dia povo amado de Deus!!!!!!
"Senhor, como é bom saborear o que nos prometes. Como é bom encontrar na vida os sinais da tua presença. Sabemos que a esperança não desilude, porque infundiste no nosso coração o Espírito Santo, penhor dos bens futuros. Que eu creia sempre no teu amor presente e providente. Que os meus desejos gerem em mim uma fé maior, uma fé como a da mulher cananeia. Que as provações sejam para mim motivos de esperança. Que a incompreensível recusa por ti das minhas orações, purifique e renove a audácia de acreditar no teu amor, e de continuar a suplicar-te". Amém. Tenham todos umas quarta-feira abençoada. Deus abençoe a todos..... |
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
Provações: Motivo de Esperança
Em Fortaleza, vamos ?
Para adoçar nossa boca ...
|
terça-feira, 6 de agosto de 2013
Consultar-vos-ei antes de agir
Padre Antônio Marcos Damázio,scj
Diretor Espiritual
do Ministério
Olá povo amado de Deus!!!!!
"Sim, Senhor, quero atentamente escutar-vos. Fala Senhor, que o vosso servo escuta. Senhor, que quereis que eu faça? A vossa vontade será a minha lei, como a vontade do vosso Pai era a lei do vosso coração. Para cada uma das minhas ações, farei o que vós quiserdes. Consultar-vos-ei antes de agir. Falai, Senhor". Amém.
Tenham um bom dia cheio de transfiguração e transformação. Deus abençoe.
|
Aos Moldes de Maria (6/6)
Aos Moldes de Maria (parte I)
(Carta do Coordenador Nacional do Ministério de Música e Artes - MMA, Juninho Cassimiro).
(...) continuação :
Não buscar ou fugir das honras remete-nos a
RENÚNCIA.
Quero finalizar esse texto com pontos a serem
meditados e renunciados por nós.
Renunciar a quê?
- · O problema não é possuir e sim o apego com o que já tenho;
- · Renunciar ao prazer de ter razão em todas as coisas. Por causa de prazeres passageiros sofrem-se tormentos eternos;
- · Lembra-te que é pecador;
- · Considera-te o menor de todos;
- · Não faça nada para receber elogios;
- · Fuja do primeiro lugar/das glórias humanas;
- · Não fale bem de si mesmo aos outros;
- · Promova o outro;
- · Deixe o melhor lugar para o outro;
Concluo essa nossa
reflexão, com a consciência que não se esgota aqui. Temos muito a mergulhar
nessa virtude da Humildade, olhando sempre pra Maria, rezemos. Irmãos, rezemos
muito, rezemos com piedade, rezemos irmãos. Vamos juntos dando um passo de cada
vez, mesmo que esse passo seja tão difícil.
Amanhã, dia 22/03/2013
dia nacional da mobilização nacional do Ministério de Música e Artes.
Peço que espalhem para
as dioceses e que os diocesanos espalhem aos Grupos de Oração.
Rezemos em
unidade buscando sermos humildes.
Um grande abraço
fraterno desse pobre pecador.
Juninho Cassimiro
Coordenador Nacional
do Ministério de Música e Artes.
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Com frequência, olho para trás
![]() |
| Padre Antônio Marcos Damázio,scj Diretor Espiritual do Ministério |
"Senhor Jesus, como me sinto semelhante ao teu povo, outrora peregrino no deserto. Todos os dias, me mandas o maná salvador da Palavra e da Eucaristia. Mas também, todos os dias, me deixo levar por saudades de outros alimentos e bebidas. A leveza do pão do céu, muitas vezes, não me satisfaz. Já experimentei a liberdade e a libertação com o êxodo do pecado. Mas, com frequência, olho para trás, sonho com o passado, e esqueço os teus dons. A minha vida assemelha-se, por vezes, ao deserto árido, e o meu caminho torna-se pesado e cheio de miragens enganadoras. Perdoa-me, Senhor! Tem paciência comigo. Renova as tuas maravilhas, para que não me esqueça de Ti e da tua Aliança. Sacia-me cada dia com o pão do céu, para que avance no deserto rumo à pátria que me preparaste". Amém
Tenham todos uma segunda-feira abençoada, Deus abençoe você e sua família.
Liturgia e Músico Cristão: um para o outro.
Resumindo:
1187. A liturgia é obra do Cristo total, cabeça e corpo. O nosso Sumo-Sacerdote celebra-a sem cessar na liturgia celeste, com a Santa Mãe de Deus, os Apóstolos, todos os santos e a multidão dos seres humanos que já entraram no Reino.
1188. Numa celebração litúrgica, toda a assembleia é «liturga», cada qual segundo a sua função. O sacerdócio baptismal é de todo o corpo de Cristo. Mas alguns fiéis são ordenados pelo sacramento da Ordem para representar Cristo como Cabeça do corpo.
1189. A celebração litúrgica comporta sinais e símbolos que se referem à criação (luz, água, fogo), à vida humana (lavar, tingir; partir o pão) e à história da salvação (ritos da Páscoa). Inseridos no mundo da fé e assumidos pela força do Espírito Santo, estes elementos cósmicos, estes ritos humanos, estes gestos memoriais de Deus, tornam-se portadores da acção salvadora e santificadora de Cristo.
1190. A liturgia da Palavra é parte integrante da celebração. O sentido da celebração é expresso pela Palavra de Deus que é anunciada e pelo compromisso da fé que lhe responde.
1191. 0 canto e a música estão em conexão estreita com a acção litúrgica. São critérios do seu bom uso: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembleia e o carácter sagrado da celebração.
1192. As imagens sagradas, presentes nas nossas igrejas e nas nossas casas, destinam-se a despertar e alimentar a nossa fé no mistério de Cristo. Através do ícone de Cristo e das suas obras de salvação, é a Ele que adoramos. Através das imagens sagradas da Santa Mãe de Deus, dos anjos e dos santos, veneramos as pessoas que nelas vemos representadas.
1193. 0 Domingo, «Dia do Senhor», é o dia principal da celebração da Eucaristia, porque é o dia da ressurreição. É o dia por excelência da assembleia litúrgica, o dia da família cristã, o dia da alegria e do descanso do trabalho. É «o fundamento e o núcleo de todo o ano litúrgico» (71).
1194. A Igreja «desdobra todo o mistério de Cristo durante o ciclo anual, desde a Encarnação e o Natal até à Ascensão, ao dia do Pentecostes e à expectativa da feliz esperança e da vinda do Senhor» (72).
1195. Celebrando a memória dos santos, em primeiro lugar da Santa Mãe de Deus, depois dos Apóstolos, dos mártires e dos outros santos, em dias fixos do ano litúrgico, a Igreja da terra manifesta a sua união à liturgia celeste; glorifica Cristo por ter realizado a salvação nos seus membros glorificados; o exemplo deles é para ela um estímulo no seu peregrinar para o Pai.
1196. Os fiéis que celebram a Liturgia das Horas unem-se a Cristo, nosso Sumo-Sacerdote, pela oração dos salmos, a meditação da Palavra de Deus, os cânticos e as bênçãos, a fim de serem associados à sua oração contínua e universal, que dá glória ao Pai e implora o dom do Espírito Santo sobre o mundo inteiro.
1197. Cristo é o verdadeiro Templo de Deus, «o lugar em que reside a sua glória»; pela graça de Deus, também os cristãos se tornam templos do Espírito Santo, pedras vivas com que se constrói a Igreja.
1198. Na sua condição terrena, a Igreja tem necessidade de lugares onde a comunidade possa reunir-se: as nossas igrejas visíveis, lugares sagrados, imagens da Cidade santa, da Jerusalém celeste para a qual caminhamos como peregrinos.
1199. É nestas igrejas que a Igreja celebra o culto público para glória da Santíssima Trindade, ouve a Palavra de Deus e canta os seus louvores, eleva a sua oração e oferece o sacrifício de Cristo, sacramentalmente presente no meio da assembleia. Estas igrejas são também lugares de recolhimento e de oração pessoal.
domingo, 4 de agosto de 2013
Padre, Bênção ...
O Ministério de Música Tom de Deus agradece a Deus pela vida
de tantos sacerdotes que passaram por sua história ...
Hoje , em especial, aquele que vive o momento do Ministério.
.jpg)
Que Deus continue a abençoar o sacerdócio do
Pe. Antônio Damázio, que com zelo de pai e carinho de irmão
tem tão bem orientado este nosso Serviço.
Ter um Padre é ser abençoado...
Mandai, Senhor, operários para a vossa messe,
Pois a messe é grande e os operários poucos !!!
LITURGIA E CULTURAS
A CELEBRAÇÃO
DO MISTÉRIO CRISTÃO
DO MISTÉRIO CRISTÃO
LITURGIA E CULTURAS
1204. A celebração da Liturgia deve, pois, corresponder ao génio e à cultura dos diferentes povos (77). Para que o mistério de Cristo seja «dado a conhecer a todos os gentios, para que obedeçam à fé» (Rm 16, 26), tem de ser anunciado, celebrado e vivido em todas as culturas, de modo que estas não sejam abolidas mas resgatadas e plenamente realizadas por ele (78). É com e pela sua cultura humana própria, assumida e transfigurada por Cristo, que a multidão dos filhos de Deus tem acesso ao Pai, para O glorificar num só Espírito.
1205. «Na liturgia, sobretudo na dos sacramentos, existe uma parte imutável — por ser de instituição divina — da qual a Igreja é guardiã, e partes susceptíveis de mudança que a Igreja tem o poder e, por vezes, mesmo o dever de adaptar às culturas dos povos recentemente evangelizados» (79).
1206. «A diversidade litúrgica pode ser fonte de enriquecimento, mas também pode provocar tensões, incompreensões recíprocas e até cismas. Neste domínio, é claro que a diversidade não deve prejudicar a unidade. Ela só pode exprimir-se na fidelidade à fé comum, aos sinais sacramentais que a Igreja recebeu de Cristo e à comunhão hierárquica. A adaptação às culturas exige uma conversão do coração e, se necessário, rupturas com hábitos ancestrais incompatíveis com a fé católica» (80).
Resumindo:
1207. Convém que a celebração da liturgia tenda a exprimir-se na cultura do povo em que a Igreja se encontra, sem se submeter a ela. Por outro lado, a própria liturgia é geradora e formadora de culturas.
1208. As diversas tradições litúrgicas, ou ritos, legitimamente reconhecidas, uma vez que significam e comunicam o mesmo mistério de Cristo, manifestam a catolicidade da Igreja.
1209. O critério que garante a unidade na pluriformidade das tradições litúrgicas é a fidelidade à Tradição apostólica, quer dizer: a comunhão na fé e nos sacramentos recebidos dos Apóstolos, comunhão que é significada e garantida pela sucessão apostólica.
Aos Moldes de Maria (5/6)
Aos Moldes de Maria (parte I)
(Carta do Coordenador Nacional do Ministério de Música e Artes - MMA, Juninho Cassimiro).
(...) continuação :
O nosso ministério por ser artístico tende a
ser belo e chamar a atenção dos que vêem e ouvem. É natural que nos elogiem,
que reconheçam a qualidade e a beleza que foi executada.
Temos dois caminhos:
Não buscar as honras e fugir delas.
Fugir das honras
Uma coisa é buscar o reconhecimento, a outra é
fugir, além de não procurá-lo, fugir antes que apareça. Jesus quando realizava
algum milagre, sempre dizia, "não fale a ninguém" ou senão, o víamos
fugindo das honras. Veja o exemplo no evangelho de São João, no fim da narração
da multiplicação dos pães: "À
vista desse milagre de Jesus, aquela gente dizia: Este é verdadeiramente o
profeta que há de vir ao mundo.
Jesus,
percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho
para o monte." Jo 6,
14-15
Maria sendo a discípula perfeita de Jesus se
esconde na maior parte do seu tempo de vida na terra. O escondimento de Maria é
algo encantador. Não usou do prestígio de ser a Mãe do filho de Deus, muito
pelo contrário, uma vez quando Jesus pregava numa casa ela ficou do lado de
fora "esperando" para falar com Ele, não quis nem mesmo interromper.
(Mt 12,46). Não usa do prestígio de ser a Mãe de Deus, mas espera, silencia e
se esconde. Pelo contrário, se manifesta na hora da humilhação, que é típico de
quem é humilde. Escrevo agora na íntegra um trecho do livro de Sto Afonso:
Os humildes amam finalmente os desprezos
Eis por que não se lê que Maria aparecesse em
Jerusalém no domingo de Ramos, quando seu filho foi recebido com tanta pompa
pelo povo. Mas por ocasião da morte de Jesus, não receou em comparecer em
público no calvário, aceitando assim a desonra de se dar a conhecer a mão de um sentenciado
que ia sofrer a morte de um criminoso. Ela mesma disse uma vez a Sta. Brígida:
que há de mais humilde, do que ser chamado de louco, sofrer privação de tudo e
ter a si mesmo por último de todos? Ó filha, era assim a minha humildade, na
qual estava a minha alegria e todo o desejo do meu coração; pois minha única
preocupação era ser em tudo semelhante a meu filho.
Assinar:
Postagens (Atom)
Oração do Músico de Ministério
Ensina-me Tua música, Senhor
Que a minha arte seja para Ti
De graça dou devolvo a Ti o que de Ti eu recebi
E tudo pra agradar teu Coração
Lapida a vontade de amar
Constância no Senhor quero viver
Crescer na fé e no amor e só assim autenticar
Que a arte verdadeira é saber dar
O lugar mais alto que eu quero estar
É aprender a grande arte que é amar
É aos pés da cruz e unir a luz do palco à luz do altar
Que a minha arte seja para Ti
De graça dou devolvo a Ti o que de Ti eu recebi
E tudo pra agradar teu Coração
Lapida a vontade de amar
Constância no Senhor quero viver
Crescer na fé e no amor e só assim autenticar
Que a arte verdadeira é saber dar
O lugar mais alto que eu quero estar
É aprender a grande arte que é amar
É aos pés da cruz e unir a luz do palco à luz do altar



