quarta-feira, 26 de junho de 2013

Para o Músico, a Liturgia !!

O que a Liturgia de hoje oferece em especial para nós, músicos ?

(Mt 7,15-16)


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 
15  “Cuidado com os falsos profetas: 
Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, 
mas por dentro são lobos ferozes.

 16 Vós os conhecereis pelos seus frutos. 

http://liturgia.cancaonova.com/

http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php



"A Palavra de Deus não regressa sem deixar frutos".

CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS ARTISTAS (Parte 12/16)

A todos aqueles que apaixonadamente
procuram novas « epifanias » da beleza
para oferecê-las ao mundo
como criação artística.

« Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa » (Gn 1,31).

A Igreja precisa da arte
12. Para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte. De facto, deve tornar perceptível e até o mais fascinante possível o mundo do espírito, do invisível, de Deus. Por isso, tem de transpor para fórmulas significativas aquilo que, em si mesmo, é inefável. Ora, a arte possui uma capacidade muito própria de captar os diversos aspectos da mensagem, traduzindo-os em cores, formas, sons que estimulam a intuição de quem os vê e ouve. E isto, sem privar a própria mensagem do seu valor transcendente e do seu halo de mistério.
A Igreja precisa particularmente de quem saiba realizar tudo isto no plano literário e figurativo, trabalhando com as infinitas possibilidades das imagens e suas valências simbólicas. O próprio Cristo utilizou amplamente as imagens na sua pregação, em plena coerência, aliás, com a opção que, pela Encarnação, fizera d'Ele mesmo o ícone do Deus invisível.
A Igreja tem igualmente necessidade dos músicos. Quantas composições sacras foram elaboradas, ao longo dos séculos, por pessoas profundamente imbuídas pelo sentido do mistério! Crentes sem número alimentaram a sua fé com as melodias nascidas do coração de outros crentes, que se tornaram parte da Liturgia ou pelo menos uma ajuda muito válida para a sua decorosa realização. No cântico, a fé é sentida como uma exuberância de alegria, de amor, de segura esperança da intervenção salvífica de Deus.
A Igreja precisa de arquitectos, porque tem necessidade de espaços onde congregar o povo cristão e celebrar os mistérios da salvação. Depois das terríveis destruições da última guerra mundial e com o crescimento das cidades, uma nova geração de arquitectos se amalgamou com as exigências do culto cristão, confirmando a capacidade de inspiração que possui o tema religioso relativamente também aos critérios arquitectónicos do nosso tempo. De facto, não raro se construíram templos, que são simultaneamente lugares de oração e autênticas obras de arte.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Idas e Vindas !!


Ir e vir... 
Esta é a nossa vida... 
Estamos sempre indo a algum lugar... 


Que saibamos escolher o "melhor"  caminho, e não o mais "fácil"...
A caminho de Lavras...






#O vídeo é por conta do Blog, ok?
#Vem, Carlinho !!!

















#O vídeo é por conta do Blog , ok ?
Ir e vir... Esta é a nossa vida... Estamos sempre indo a algum lugar... Que saibamos escolher o "melhor" caminho, e não o mais "fácil"... 
A caminho de Lavras...


· 

CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II AOS ARTISTAS (Parte 11/16)

A todos aqueles que apaixonadamente
procuram novas « epifanias » da beleza
para oferecê-las ao mundo
como criação artística.

« Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa » (Gn 1,31).

No espírito do Concílio Vaticano II
11. O Concílio Vaticano II lançou as bases para uma renovada relação entre a Igreja e a cultura, com reflexos imediatos no mundo da arte. Tal relação é proposta na base da amizade, da abertura e do diálogo. Na Constituição pastoral Gaudium et spes, os Padres Conciliares sublinharam a « grande importância » da literatura e das artes na vida do homem: « Elas procuram dar expressão à natureza do homem, aos seus problemas e à experiência das suas tentativas para conhecer-se e aperfeiçoar-se a si mesmo e ao mundo; e tentam identificar a sua situação na história e no universo, dar a conhecer as suas misérias e alegrias, necessidades e energias, e desvendar um futuro melhor ».[18]
Baseados nisto, os Padres, no final do Concílio, dirigiram aos artistas uma saudação e um apelo, nestes termos: « O mundo em que vivemos tem necessidade de beleza para não cair no desespero. A beleza, como a verdade, é a que traz alegria ao coração dos homens, é este fruto precioso que resiste ao passar do tempo, que une as gerações e as faz comungar na admiração ».[19] Neste mesmo espírito de profunda estima pela beleza, a Constituição sobre a sagrada liturgiaSacrosanctum Concilium lembrou a histórica amizade da Igreja pela arte e, falando mais especificamente da arte sacra, « vértice » da arte religiosa, não hesitou em considerar como « nobre ministério » a actividade dos artistas, quando as suas obras são capazes de reflectir de algum modo a beleza infinita de Deus e orientar para Ele a mente dos homens.[20] Também através do seu contributo, « o conhecimento de Deus é mais perfeitamente manifestado e a pregação evangélica torna-se mais compreensível ao espírito dos homens ».[21] À luz disto, não surpreende a afirmação do Padre Marie-Dominique Chenu, segundo o qual o historiador da Teologia deixaria a sua obra incompleta, se não dedicasse a devida atenção às realizações artísticas, quer literárias quer plásticas, que a seu modo constituem « não só ilustrações estéticas, mas verdadeiros “lugares” teológicos ».[22]

Eu seguirei ...


Bom dia povo amado de Deus!!!!

“Louvado seja Senhor, porque nos mostras que, todo e qualquer momento, toda e qualquer situação é favorável ao amadurecimento da tua graça. Louvado seja porque estás conosco, tanto nas situações e nos tempos de alegria, como nas situações e tempos de sofrimento.
Ensina-nos a proclamar sempre a tua misericórdia para com todos. Ajuda-nos a viver de tal modo que jamais demos escândalo a quem quer que seja, para que não criemos obstáculos à eficácia do teu amor e da tua palavra. Que tudo quanto dermos sejam frutos e expressões da nossa pobreza solidária e da tua graça providente e generosa”. Amém

Boa segunda-feira a todos vocês amados e amados de Deus!!!!!



domingo, 23 de junho de 2013

Músicos em Ordem de Batalha !!




LIVRO MÚSICOS EM ORDEM DE BATALHA
Monsenhor Jonas Abib

Músicos em Ordem de Batalha foi escrito por Mons. Jonas Abib para resgatar o músico perdido em seus dotes artísticos e ter fôlego para que prossiga em sua missão. A obra, que a Canção Nova apresenta em edição revisada e atualizada, parte do princípio de que toda tropa de combate possui uma linha de frente formada por guerreiros prontos para a batalha. Os músicos fazem parte desse pelotão, cuja missão é salvar almas com seu instrumento e sua voz.

Artistas favorecidos por Deus pela grande capacidade de amar, os músicos devem, antes de tudo, permitir a unção do Espírito Santo e buscar ser santos, para que assim possam apaziguar a sensibilidade e proporcionar harmonia onde quer que estejam.

Oração do Músico de Ministério


Ensina-me Tua música, Senhor
Que a minha arte seja para Ti
De graça dou devolvo a Ti o que de Ti eu recebi
E tudo pra agradar teu Coração
Lapida a vontade de amar
Constância no Senhor quero viver
Crescer na fé e no amor e só assim autenticar
Que a arte verdadeira é saber dar

O lugar mais alto que eu quero estar
É aprender a grande arte que é amar
É aos pés da cruz e unir a luz do palco à luz do altar